Archive for 8 de dezembro de 2008

Um pouco de história

A Blackbird Music Shop – loja de CDs, DVDs, etc. em São Paulo – teve uma trajetória de quase 12 anos, inicialmente em Pinheiros, na rua Mateus Grou, 152. A inauguração ocorreu em abril de 1997: um início difícil,  mas cheio de ótimas expectativas. Começamos do zero, nenhum cliente, nenhuma divulgação; apenas muita vontade de compartilhar um conhecimento adquirido por simples prazer de ouvir e conhecer sobre música.

Escolhemos uma casa com espaço suficiente até para pequenas exposições sobre temas e assuntos relacionados à música. Este primeiro momento durou um ano; em fevereiro de 1998 mudamos para a mesma Mateus Grou, número 52, com a proposta de incluir uma sala para apresentações de vídeos e reuniões especiais: chegamos a ter o prazer de uma roda de conversação com o crítico Mario Tinhorão.

Por razões de segurança, em 2000, tomamos a decisão de transferir a loja para um local mais protegido. Nos enamoramos pela Galeria Trianon na av. Paulista; um espaço razoavelmente escondido mas com extrema facilidade de acesso para todos que já se habituavam a frequentar a Blackbird. Em maio fizemos a mudança. A situação da Galeria permitia pôr em prática a ideia de pequenos encontros musicais sem qualquer tipo de compromisso. Nasciam as Jams da Blackbird, sempre aos sábados e sempre dedicadas às músicas dos Beatles.

Jam na Blackbird em 2006

Nestes 12 anos muita gente frequentou a loja e as Jams; muitos que se conheceram na Blackbird continuaram se encontrando e muitas boas relações permanecem ativas.

Participação no programa de Ronnie Von

Lançamento do livro de Claudio Dirani

Alguém já disse – “quem não gosta de mudança está morto!”, e sendo assim, em 2009, os novos tempos nos obrigaram a mais uma mudança: a Blackbird passou a atuar quase que totalmente de forma virtual. Por dois anos, mantivemos o contato pessoal com nossos clientes apenas aos sábados (encontros para conversas, solicitações, acompanhamentos e entregas de encomendas).

Nossa ida para Londres, em 2011, marcou a transformação do site em um blog, que pretendemos continuar alimentando sempre que surgir um fato interessante. Esperamos que gostem!