Archive for 11 de outubro de 2013

Rye – UK

Talvez inspirado pelo MACCA, que está lançando NEW, um novo álbum só de músicas inéditas, depois de um intervalo de seis anos… volto à ativa para comentar um passeio que realizamos para a cidade de Rye, em Sussex, na costa sudoeste da Inglaterra, em maio de 2012.

Hog Hill Mill Studios

Hog Hill Mill Studios


Além de conhecer essa pequena cidade com muitos séculos de história, nosso objetivo era, também, tentar ver onde fica a famosa fazenda e estúdio de Paul McCartney na região.

Em um carro alugado, rumamos para Peasmarsh, um vilarejo próximo a Rye – uma área mais residencial, com grandes propriedades. Logo encontramos a Starvecrow Ln, uma estradinha arborizada onde, em algum ponto que não conseguimos identificar com certeza, fica a entrada para a fazenda de McCartney.

Starvecrow Ln

Realmente, o cara se esconde por ali! Percorremos toda a estrada, prestando a maior atenção. Esperávamos encontrar um lugar todo murado, do tipo “segurança máxima”. Nada disso! Só chácaras… bosques… barulhinho de água. O acesso a Waterfall Estate (Woodlands Farm) ficou para uma próxima vez! Mas só por curtir a região, sentir o clima, já valeu!

De lá, fomos conhecer a parte antiga da cidade, torcendo para encontrar Paul dando uma voltinha por ali! Macca não apareceu, é claro, mas a cidade é de encher os olhos!

Passamos um dia maravilhoso, percorrendo a pé as ruas medievais de Rye. Tudo muito bem preservado, pronto para receber o turista. A praia (com areia!) fica a uma pequena distância.

Paul reside boa parte de seu tempo nessa propriedade de Rye, há muitos anos. Imagine quantas vezes Paul, Linda e os filhos foram vistos caminhando por essas ruas, fazendo compras, almoçando em um dos muitos restaurantes!

No começo dos anos 90, Paul e Linda (fotos acima) participaram ativamente de uma campanha para salvar o Rye Memorial Hospital, fechado em razão de corte de recursos do NHS (National Health Service).  “Think globally act locally”, Paul colocou em prática o lema que defendia. Em 1995, comemoraram a vitória do movimento, com a reabertura do hospital.

No “Anthology” temos várias imagens de Paul, George e Ringo juntos, trabalhando nesse estúdio de Paul em Rye.

Para quem está interessado em conhecer mais sobre a história de Rye, sugiro o site: http://www.viajarpelomundo.com/2012/08/rye-era-uma-vez-uma-cidade-beira-mar.html

Quanto ao novo disco de Paul, em breve posto um comentário, porque por enquanto estou na fase de degustação… e curtição. Sem palavras!