Archive for 2 de fevereiro de 2016

A penúltima sessão de fotos dos Beatles

Richmond (e arredores) é uma de nossas regiões preferidas em Londres. O local é elegante,  alegre, os passeios à margem do Tâmisa, nesse ponto oeste da cidade, são muito prazerosos, especialmente para quem gosta de fotografia … Sem falar nos imensos parques…

A semana passada aproveitamos o dia de sol para perambular pelo lugar onde foi feita a penúltima sessão de fotos dos Beatles.

O ensaio fotográfico foi feito por três fotógrafos, do outro lado da Richmond Bridge, em East Twickenham, em 9 de abril de 1969.

As primeiras fotos mostram o grupo junto ao Roll-Royce de John Lennon e foram feitas no Madingley Club, um clube de jazz à margem do rio que não existe mais.

Percorrendo a Willoughby Road, chegamos ao local onde ficava o clube. Atualmente há ali um prédio de três andares chamado Madingley Court.

No pátio ao lado do edifício identificamos o provável lugar da primeira parte do penúltimo ensaio fotográfico.

Na foto dos Beatles, podemos ver com nitidez a outra margem do rio, em Richmond, com o renomado pub White Cross ao fundo. Entretanto há uma pequena ilha no meio do rio cuja vegetação, dependendo da estação do ano, prejudica completamente a visão. Como estamos no inverno, foi possível ver algum coisa.

O local agora é fechado com um portão, então não pudemos nos aproximar muito.

Vista parcial do fundo da foto dos Beatles (margem do rio em Richmond)

Seguindo pelo Ducks Walk (caminho dos patos) – uma passagem estreita só para pedestres – procuramos o número 4, que, segundo pesquisamos, foi o ponto em que os Beatles entraram no barco. Impossível acessar o rio por ali, atualmente, pois é uma propriedade privada totalmente fechada.

No único acesso aberto, tivemos uma ótima visão do rio e da ilha em frente (Corporation Island), que serviram de cenário para várias fotos dos Beatles.





Continuando pelo Ducks Walk, embaixo da ponte ferroviária encontramos o barco Fritz Otto ancorado, um remanescente da sessão de fotos de 1969. Observe o nome visível na canoa…

O lugar certamente mudou bastante desde aquela época, está muito mais habitado e privativo. A vista, no entanto, continua bela.

De lá, continuando o passeio por Twickenham, fomos até os famosos estúdios. Mas esse é um assunto para um próximo post.