As cenas de perseguição do filme “A Hard Day’s Night”

Este post fala de alguns lugares que já não existem mais.
E por mais maluco que pareça, tivemos que ir duas vezes a esses locais antes de escrever… para ter certeza de não dizer bobagem.
Você certamente se lembra das cenas de perseguição em A Hard Day’s Night nas quais os Beatles entram em uma delegacia para buscar o Ringo, depois saem correndo, com um bando de policiais correndo atrás deles, entram em uma rua sem saída, param e, em seguida, voltam correndo….
A foto de uma das cenas, com os Beatles correndo, voltando do beco sem saída, foi capa do compacto This Boy, no Brasil.

Pois é, amigos… sinto informar, mas esse beco não existe mais!
Na primeira ida a Notting Hill para ver esse lugar nós ainda não sabíamos disso… e ficamos procurando, pois a rua não consta mais no mapa da cidade, e fotografando todo cul-de-sac que encontramos na região.
Insatisfeitos, depois de muita pesquisa na internet, levantando o histórico da região, voltamos lá para fotografar… adivinhe! … (sorrow) o estacionamento em que se transformou a Heathfield Street.


Conforme apuramos, o que aconteceu foi o seguinte: a Heathfield Street de Notting Hill (há outras na cidade) era uma rua sem saída ou cul-de-sac (os britânicos adotam o nome francês), travessa da Portland Road. Ela servia de entrada para os depósitos das fábricas de cerâmica e tijolos que antigamente existiam na Walmer Road, a qual é uma rua paralela. Demolidas as fábricas e seus depósitos para a construção de pequenos prédios residenciais, a Heathfield Street foi incorporada e passou a constituir a área de lazer e o estacionamento dos prédios.  Não levaram em consideração o inestimável valor histórico do lugar para os beatlemaníacos!!!

Observe que o prédio à direita parece ser o mesmo que aparece de relance no filme.


Juntinho dali fica a Clarendon Road, a rua da delegacia de polícia… que na verdade era uma escola, a St John’s Secondary School, a qual foi demolida ainda nos anos 60. No mesmo lugar (nº 83) foi construído um prédio residencial que guarda uma certa semelhança com o original.

Note que o edifício ao lado, entretanto, ainda é o mesmo. Mesma disposição das janelas, e uma passagem lateral…

Na Portland Road fotografamos também o ex-pub Portland Arms (agora uma empresa denominada Cowshed), onde, no dia 16/4/1964,  os Beatles gravaram algumas cenas de A Hard Day’s Night que não entraram no filme.


Embora essa região tenha perdido o interesse para os fãs dos Beatles, o bairro em si é muito agradável. Há muitas lojinhas charmosas, casas bonitas… e parques… os ingleses são loucos por parques. Na Walmer Road fotografamos um antigo forno de tijolos, um dos únicos sobreviventes na cidade, espremido entre prédios de construção mais recente.


Mas alguma coisa sobrou da sequência de perseguição de A Hard Day’s Night: a parte final. Só que está localizada bem distante dali, na região central de Londres. Em breve postamos.

À esquerda, Hippodrome Mews (um outro cul-de-sac); à direita (portão), início da antiga Heathfield Street (o beco do filme); e ao fundo, a Walmer Road (entrada do Avondale Park)

2 comentários

  1. Johnny disse:

    É Vlad, quando falamos sobre esse Beco,você já havia dito que não existia mais, mas que iria investigar. Como você é o “BOND FARO”, mais uma vez nos presenteia com esta pérola. Valeu, bjs. Johnny.

    • Vladimir Dantas disse:

      Johnny:
      Já mandei meu protesto para as autoridades inglesas (rainha e seus asseclas); afinal ninguém nos pediu autorizaçao para acabar com o beco mais importante de Londres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *