Em um lugar chamado Notting Hill

Muito antes de ficar conhecido mundialmente, com o filme de Julia Roberts e Hugh Grant, o bairro de Notting Hill já aparecia, anonimamente, nos filmes ingleses, como em Alfie, com Michael Kane (1966) e em A Hard Day’s Night, dos Beatles.
Perto de Portobelo Road – um ponto turístico de Londres em virtude da feira de rua que acontece aos sábados e também por abrigar inúmeras lojas de antiguidades – fica a Lancaster Road, cenário de A Hard Day’s Night.
As cenas são aquelas em que Ringo abandona o teatro, com uma máquina fotográfica, e anda sozinho pelas ruas. A sequência começa na esquina da St. Lukes Road com a Lancaster Road.

Primeiramente Ringo tira fotografia de umas garrafas de leite sobre um muro, depois é reconhecido por umas garotas e tem que correr. Na esquina (nº 20) ele entra em um tipo de brechó e arruma um disfarce, para em seguida seguir tranquilo pela All Saints Road, depois de abordar uma garota e ver que ela não o reconhece.
Como já antecipamos aqui, um sábado desses fomos conferir o local.

A rua está bastante parecida com o que era. As construções são as mesmas, aliás, as casas aqui são reformadas… raramente demolidas. Algumas alterações na pintura dos muros e no formato das grades junto à rua, mas observamos que as grades que guarnecem as escadas ainda são as mesmas.


O comércio da esquina está bem diferente, enobreceu.

O brechó agora é uma loja de cortinas, denominada Prêt a Vivre. Comparando as imagens da All Saints Road, vemos que, em 1964, as casas não tinham acesso direto da rua para o basement (subsolo), e isso agora é uma constante. No mais, quase tudo igual.

All Saints Road

O bairro de Notting Hill é muito charmoso, vale a pena ser visitado. Aproveitamos o tempo restante para um passeio pela Portobelo, olhar umas lojinhas… Em outras épocas havia muito mais lojas de discos na região. Agora são em menor número, e extremamente caras, devido ao grande número de turistas que tomam conta do lugar, principalmente aos sábados. Um LP dos Beatles chega a custar 100 libras. Em  Berwick Street, travessa da Oxford Street, os preços são bem mais convidativos.

Não muito longe dali, também em Notting Hill, foram gravadas outras cenas de A Hard Day’s Night, um assunto para futuro post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *